‘A poesia é a única prova concreta da existência do homem”,disse uma vez o poeta guatemalteco LuisCardoza y Aragón.
A frase está na abertura do livro “POESIA DO BRASIL”, 11º volume, uma coleção que jáestá começando a circular por todo o Brasil e reúne textos de 56 poetas brasileiros e estrangeiros, entre eles Ferreira Gullar, Fabrício Carpinejar e o catarinense Alcides Buss. A obra é uma publicação do Proyecto Cultural Sur/Brasil, resultado de uma parceria com o Congresso Brasileiro de Poesia, realizado anualmente na cidade de Bento Gonçalves (RS).
Do evento até a primeira publicação da antologia poética, a ideia era, muito além de levar a poesia de volta às salas de aula, devolver à poesia sua dignidade. “Os tempos modernos lhe haviam roubado isso, tornando a poesia a irmã pobre da literatura”, desabafa na apresentação do livro o poeta Ademir AntonioBacca, presidente do Proyecto Cultural Sur/Brasil.
E os frutos já começam a aparecer. No Rio Grande do Sul aumentou o interesse por poesia entre os jovens, resultando em novos leitores. A poesia vem tomando novo fôlego. E a internet está mudando neste processo. Blogs, páginas pessoais, sites dedicados á literatura abrem espaço para novos autores e novas possibilidades, afirma o escritor e poeta catarinense Alcides Buss. É a segunda vez que Buss participa como autor-convidado da coletânea.
Além de Buss, outros quatro catarinenses têm seus textos publicados na obra: Jaqueline BulosAisennman, Luiz Eduardo Guinther, TcheloD’Barros e Walnélia Pederneiras.
“O 11º volume da “POESIA BRASIL’ traz um recorte diferente da poesia brasileira contemporânea e tem a participação de jovens poetas que são também agitadores culturais”, pontua Alcides Buss.
O livro está disponível nas principais bibliotecas de Santa Catarina e pode ser comprado em livrarias sob encomenda.
Fonte: Diário Catarinense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário